BLOG

COMO OTIMIZAR O ATENDIMENTO E O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Como estamos vivendo um período de distanciamento social, o atendimento com os clientes foi modificado de presencial para virtual. E manter um bom relacionamento com os clientes é importante para que continue utilizando os seus serviços sejam elas pequenas ou grandes empresas, assim você estará garantindo que seus resultados sejam satisfatórios para ambas as partes.

Dessa maneira é preciso atenção redobrada por parte dos profissionais que estão envolvidos nesse formato de atendimento, pois o “tom de voz da digitação” conta muito em como conquistar o cliente, o serviço prestado precisa ser gerido e executado com eficiência. Isso garante a satisfação completa e a fidelização do cliente.

Hoje o atendimento e as contratações de serviços estão sendo realizadas por videoconferências com o uso dos aplicativos de tecnologias Zoom, Meet, WhatsApp e Webex. Empresas vem se adaptando nesse novo formato para melhor interagir com seus clientes e fornecedores. Se antes o cliente precisava ir até uma loja física ou ficar horas no telefone, agora ele procura resolver os seus problemas pelas redes sociais, WhatsApp, chat do site ou e-mail.

O atendimento ao cliente tem que ser constantemente monitorado. Para isso, é preciso criar estratégias que permitam coletar e medir feedbacks dos consumidores como por exemplo a pesquisa de satisfação, então a partir desses dados que será possível otimizar as estratégias e as ações da empresa, de forma a superar as expectativas. Demonstrar para o consumidor que o escritório/comércio se importa com ele é a melhor forma de estreitar vínculos, fidelizar e ter um relacionamento a longo prazo.

Ser simpático é essencial, mas oferecer atendimento de qualidade vai além disso. É preciso que o consumidor receba informações corretas e completas mesmo estando em um ambiente virtual, essa qualidade transmite credibilidade e segurança. Se houver muitos atendimentos, divida com a equipe e busque solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar.

A proatividade é fundamental no atendimento e deve ser praticada em qualquer momento, no pré ou pós-compra. A postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual, por isso é importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado.

Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos. O tom da linguagem deve ser sempre amigável e compreensivo, por isso evite textos em caps lock no chat (caixa alta nas letras), pois eles dão a impressão de que o atendente está gritando. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem o papel de transmitir informação clara no ambiente virtual.

O atendimento só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve e mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, a pessoa se sente segura e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo.

Por fim, a sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende.

A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.

• Como melhorar o relacionamento com os clientes: 7 dicas de ouro!
https://conteudo.movidesk.com/como-melhorar…/
• Escritório de advocacia: como melhorar o relacionamento com os clientes
https://www.sisea.com.br/…/escritorio-de-advocacia…/
• Boas práticas para atendimento online
https://www.sebrae.com.br/…/boas-praticas-para…

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email