BLOG

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

No mundo corporativo o relacionamento interpessoal é muito importante para que o profissional consiga lidar com crises, conflitos, superação de obstáculos e com pessoas de diferentes opiniões, com histórias, religiões e crenças diferentes e é preciso respeitá-las do modo que são. Quando isto não acontece, os profissionais acabam perdendo o foco e a produtividade.

Embora o conceito de relação interpessoal não seja muito usado no meio social afetivo ele é de muita importância no meio social corporativo. A empresa é feita de pessoas e depende delas para se manter, assim, o clima organizacional tem um grande impacto na produtividade da empresa.

A ideia é de que, quanto melhor for a relação dos colaboradores maiores serão a capacidade produtiva, e o atingimento de metas já é muito difundida no meio organizacional e, cada vez mais, tem se buscado seu fortalecimento, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas possibilidades.

No âmbito da organização o profissional que se preocupa em aprimorar as suas relações interpessoais para que o seu ambiente de trabalho fique cada vez mais eficiente. Deve procurar o autoconhecimento a fim de ser capaz de ajudar aos outros. Assim, ele consegue motivar pessoas e equipes, além de facilitar o relacionamento interpessoal entre elas e atingir os objetivos da organização com mais facilidade, além de administrar conflitos.

Como exemplo, temos o profissional de Secretariado Executivo, que atua como um elo entre o administrador e a equipe de trabalho, os clientes, os fornecedores, o governo, entre outros. Uma das suas principais tarefas exige habilidades e competências específicas para ser o mediador de relacionamento, e que suas atitudes estejam focadas em resultados esperados por seus gestores.

O (a) secretário(ao) executivo(a) é um dos profissionais que tem melhor capacitação para conviver em grupo, pois está habituado(a) a trabalhar com todos os tipos de pessoas o tempo todo.

O profissional atua como um elo entre o administrador e a equipe de trabalho, os clientes, os fornecedores, o governo, entre outros. Uma das suas principais tarefas exige habilidades e competências específicas para ser o mediador de relacionamento, e que suas atitudes estejam focadas em resultados esperados por seus gestores.

Hoje as empresas não buscam somente um bom currículo ou uma boa formação. Buscam profissionais que sabem trabalhar em equipe e ter uma boa relação com colegas de trabalho pode te tornar um profissional admirado por todos. A habilidade de possuir um bom relacionamento interpessoal é considerada essencial na realização de suas tarefas atuais, pois este profissional possui um papel muito importante dentro da organização que afeta diretamente nos lucros e clima organizacional da empresa.

Com oportunidades de aprendizado e crescimento. Segue alguns princípios que são importantes quando falamos em relações humanas:

– Entenda que cada pessoa é portadora de uma personalidade específica;
– Nosso direto acaba quando começa o do próximo, logo, respeito o próximo se quiser ser respeitado;
– Sorria sempre, o sorriso quebra barreiras de relacionamentos;
– Lembre-se que no ambiente profissional a hierarquia deve ser respeitada;
– Esteja sempre pronto a colaborar;
– Cumpra as normas da empresa;
– Seja ético;
– Jamais critique alguém em público;
– Somente prometa o que realmente pode cumprir, caso contrário, não prometa;
– Seja convicto ao afirmar algo;
– Não minta, não omita;
– Não se abale com críticas abusivas, solucione o problema;
– Atente sempre para a solução dos problemas, nunca para os problemas somente;
– Avalie periodicamente sua conduta;
– Pense, avalie e somente após esse processo fale alguma coisa.

Esse processo trará melhores resultados e evitará mensagens distorcidas. O comportamento resulta não só da nossa personalidade, mas, sobretudo, das expectativas do grupo a que pertencemos e do papel que nele desempenhamos.

#RelacionamentoInterpessoal #Secretária #Secretário #Organização #Empresa #MorizzoeNascimentoAdvogados

• Relacionamento interpessoal: http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/…/a-importan…
• Relação Interpessoal do Secretariado Executivo: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/…/relaca…/16249#
• Já ouviu falar sobre Relacionamento Interpessoal? https://www.ibirapuera.br/ja-ouviu-falar-sobre…/

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email